sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Tipos de Pesquisas

A escolha do tema da monografia sempre gera muita dor de cabeça, inseguranças, troca-trocas, muitas ideias sensacionais, porém poucas viáveis. É assim mesmo. A hora de escolher seu tema de TCC/Monografia sempre vem com aquele frio na barriga.
 
Não posso ajudar muito acerca do tema, pois além de ser uma questão pessoal, tem que ser algo que te deixará interessado e entusiasmado ainda que exausto de trabalhar. Então posso mostrar os tipos de vertentes das pesquisas de monografia. Pois pasmem, não existe apenas o estudo de caso!
 
Mas quero ressaltar que, muito mais além do que definir seu tipo de pesquisa será o seu empenho com a monografia que mostrará sua competência.

Começando pelo mais popular:

ESTUDO DE CASO

Como o próprio nome dá a entender é a elaboração de uma pesquisa em torno de um objeto (uma empresa, um setor da mesma, ou até mesmo uma atividade específica). Seu objetivo é trazer as características marcantes do objeto e explicar seus "porquês" e "para quês".


PESQUISA EXPLORATÓRIA

Pode ser descrita como pesquisa bibliográfica, onde o estudo é realizado com a explanação das bibliografias que relatam ou conceituam aspectos do seu projeto.  Pode haver também entrevistas com pessoas relacionadas ao assunto. E sua principal finalidade é demostrar como o fenômeno acontece em seus diversos aspectos.


PESQUISA EXPLICATIVA

Também é uma pesquisa de levantamento bibliográfico ou pesquisa teórica, mas diferentemente da pesquisa exploratória, tem como objetivo a explicação e o estudo de alguma teoria que esclareça um fenômeno ou fato. Tem muito em comum com temas que visam fazer reflexões.


PESQUISA EXPERIMENTAL

É a pesquisa mais usada para áreas de estudo biológicos, como por exemplo na área da genética, para determinar a probabilidade de um determinado fator se desenvolver ou não. Mas também pode ser aplicada na engenharia, em experimentos dentro de túneis de vento para saber o comportamento de determinada ponte, etc.
 

PESQUISA AÇÃO

Mais procurada por pesquisadores da área da pedagogia, da educação ou da assistência social, e afins. Busca intervir em um meio social (frequentemente desfavorecido ou marginalizado frente à sociedade) para transforma-lo ou agregar-lhe alguma mudança ou melhoria.
 

Por hora é só.
Esse texto te ajudou?
Tem algo a acrescentar?
Comente!
ALR
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...