quinta-feira, 23 de junho de 2011

Selo - "Este blog vale Ouro"


Recebemos este selo do Blog "Bobeiras em Geral".

Visite o Blog clicando no banner abaixo.


Bobeiras em Geral
 
Regras a seguir:

- Exibir a imagem do selo;
- Postar o link de quem presenteou o selo;
- Indicar e avisar blogs amigos;

Eu Indico...

Pensando e Aprendendo

Encanta Lafaiete - realização Madrigal Roda Viva

Flaviele Leite - Fotografia

Atelier Doce

Artesanato Agostinha

Peripécias da Vida

Flor de Pituquinha

"A solidariedade é contagiosa. Contagie e se deixe contagiar..." Carlos Henrique Cadinha

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aprendendo sobre liderança

Estou lendo o livro "O Monge e o Executivo" de James C. Hunter e gostaria de compartilhar alguns pensamentos com vocês.

"As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, fartei-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria?" – DALE CARNEGIE > foi um escritor e orador estadunidense

"Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é."- MARGARETH THATCHER > é uma política britânica, primeira-ministra de 1979 a 1990.

Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.



Atenção! Você gerencia coisas e lidera pessoas.

Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Um relacionamento saudável entre fornecedor e cliente é necessário para a saúde duradoura de qualquer organização. Em suma, relacionamentos saudáveis com os clientes, empregados, donos e fornecedores asseguram um negócio saudável. Os líderes eficientes compreendem este princípio simples.

"Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir." - JESUS CRISTO > nem precisa explicação.

Então, gostaram?
Tenho o livro em pdf, para quem quizer refletir...

Até breve.
ALR

terça-feira, 21 de junho de 2011

ESTRUTURAS no dia-a-dia

Afinal o que é uma estrutura?

Por definição, estrutura existe quando há união de partes que juntas encontram harmonia, quer seja ela estática quer seja ela dinâmica. E essas partes são capazes de receber esforços limitados, claro, e não de desintegrarem.

Sendo assim, uma estrutura dentro da esfera da construção civil, é o conjunto de sustentação de uma obra. E é planejada para garantir estabilidade atendendo a todas as solicitações e seguir os preceitos do projeto. Por isso é fundamental conhecer suas variações.

Existem estruturas Isostáticas, Hiperestáticas e Hipostáticas. Em nosso trabalho, vamos nos conter às isostáticas. Para uma estrutura ser isostática deve ter equilíbrio estável, logo o número de reações de apoios deve ser igual ao número de equações de equilíbrio.

Sabendo o comportamento de cada uma e as suas principais características é possível dar-lhes o uso mais adequado e aproveitar ao máximo suas potencialidades, combinando eficiência e menor custo.


VIGA BI-APOIADA







VIGA COM BALANÇO


VIGA ENGASTADA









PÓRTICO


TRELIÇA



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Observem no seu dia-a-dia, vocês veram inúmeros exemplos destas estruturas.
Gostaram? Então comentem.
Até Breve.
 
ALR

domingo, 19 de junho de 2011

Visita Técnica a uma ETE!

Atualmente o tratamento de esgoto atingiu maior destaque por causa da preocupação ambientalista dos últimos tempos. Com isso, a qualidade da água após este tratamento, passa a ser o centro das atenções e o principal objetivo de todo o sistema.

A vazão de entrada do esgoto bruto na ETE, é de aproximadamente 38 litros por segundo. Mensalmente, são retirados quatro caminhões de areia, resultado do tratamento preliminar do esgoto. A ETE atende à penitenciária instalada em suas proximidades, além dos bairros Icaivera e Retiro e recebe também resíduos de limpeza de algumas fossas. O corpo receptor do tratamento da ETE de Nova Contagem é o córrego do Meloso que vai no sentido da cidade de Esmeraldas.

Tratamento Preliminar
Gradeamento
A ETE tem duas grades de proteção para a entrada de esgoto bruto, a primeira, mais grossa, é de limpeza manual e a segunda, mais fina, é mecânica e tem uma esteira rolante que leva os resíduos até uma caçamba, de onde são levados para a desidratação e posteriormente destinados ao aterro.

Grade Manual > Grade Mecânica > Esteira > Caçamba

Desarenador (Caixa de areia)
Após a grade, o esgoto entra em um desarenador para retirar a areia e facilitar o transporte do esgoto nas tubulações, reduzindo obstruções ou abrasões no sistema.
Caixa de Areia

Tratamento Secundário
Reator Anaeróbio
O reator anaeróbio trabalha estabilizando a matéria orgânica com as bactérias presentes no tanque. O esgoto entra de baixo para cima, passando por arejadores circulares e depois passa por sedimentação e tratamento anaeróbio com bactérias no interior da estrutura.
Reator anaeróbio

Filtro Biológico
Outra parte do tratamento biológico, também com bactérias consumindo a matéria orgânica é o filtro biológico. As bactérias aeróbias ficam na superfície de pedras dentro de um tanque que recebe o esgoto por uma rotatória de velocidade controlada.
Filtro biológico
Decantador
No decantador, o fluxo entra no centro de baixo para cima e é vagaroso para dar tempo das partículas mais densas sedimentarem no fundo cônico do tanque (o chamado lodo bruto). Os materiais flutuantes, óleos e graxas que permanecem em suspensão são retirados pela rotatória mecânica que tem sua velocidade controlada.

Decantador Secundário

Queima dos gases
O final do processo resume-se em uma estrutura onde o esgoto tratado passa por uma aspersão de NONOX®, produto utilizado para neutralizar o odor. Também é feita a medição da vazão nesta etapa.

Sobre os resíduos, o lodo resultante é desidratado e enviado ao aterro do Arrudas ou volta pra o processo para suprir a pouca demanda em determinadas épocas. E os gases gerados são queimados no local mesmo, pois segundo o técnico presente não é suficiente para geração de energia ou créditos de carbono.
O maior problema de uma ETE talvez seja o descarte irregular de óleos industriais que compromete os tratamentos biológicos com as bactérias por que matam os organismos e inviabilizam o tratamento da matéria orgânica.

A ETE – Nova Contagem atinge a eficiência de 91%.

Uma ETE tem a finalidade de melhorar a qualidade das água utilizadas pela população que eram dispostas sem qualquer tratamento nos corpos receptores. Essa realidade vem mudando. E pode chegar ao patamar ideal com auxílio e esclarecimentos de setores responsáveis do governo, quando toda captação para abastecimento seja devolvida tratada segundo níveis estabelecidos ao meio ambiente.

Referência das Imagens:
Todas as fotos e esquemas são notas da autora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...